O Diário da Esperança

  • Nunca! Ele disse: Nunca!

    Publicado em 16/06/2015

    “SEJAM FORTES E CORAJOSOS.  NÃO TENHAM MEDO E NEM FIQUEM APAVORADOS POR CAUSA DELES, POIS O SENHOR, O SEU DEUS, VAI COM VOCÊS; NUNCA OS DEIXARÁ, NUNCA OS ABANDONARÁ”! (Deuteronômio) – Moisés, líder incomparável, referência e segurança de uma Nação, estava para partir! Ele era a certeza da segurança, das conquistas, da proteção! Saber que ele estava ali, era como estar ancorado em rocha firme. Mas, a verdade, era que esta segurança estava partindo. Nesse clima, Moisés é usado por Deus para proferir as palavras acima, que trazem descanso, certeza e confiança! Palavras poderosas, claras e firmes!  Amo, no contexto acima, a palavra “NUNCA”! A garantia era total e absoluta. Era a afirmação de que jamais estariam sozinhos na jornada dura da vida. O Deus a  quem pertenciam e serviam, Jamais os Deixaria Abandonados, Entregues à Própria Sorte! Por isso, podiam banir o medo e despachar para sempre o pavor! Ele, O Deus Todo-Poderoso, estaria sempre com eles! Queridos (as), na nossa jornada também é assim. De repente todas as seguranças somem, fogem. Um pai que parte, um cônjuge que some nas curvas da vida, um filho que mergulha nas aventuras que já são conhecidas, uma medida de governo que gera insegurança, intranquilidade, etc. São muitos os fatores que geram medo e até mesmo pavor! Os olhos ficam turvos, o corpo sente o frio da incerteza, a alma geme ante a perda da referência! É nesta hora que as lentes do Telescópio da Fé, vêem, como diz o velho hino, “Além das Brumas e da Cerração”! Soa um cântico de vitória que só os que a Ele Pertencem, conhecem e entoam! De repente o que deveria ser medo, pavor, insegurança, enche-se de luz, confiança e certezas!! Não estamos sós! O Guarda de Israel Não Nos Deixa! Quero, hoje, encorajar você meu querido irmão e irmã, a crer nesta simples promessa: Você Não Está Só! Você tem companhia! E, o melhor, durante todo o processo, uma certeza resumida e contida numa palavra: “NUNCA...NUNCA...NUNCA”! Haja o que houver, não estaremos sós, NUNCA! Dores turvam a vista! Mas, a verdade que permanece para sempre é esta: “Nunca os Deixará...Nunca os Abandonará”! (Nunca! Ele disse: Nunca)!  Avante!

      
  • O Restaurador Supremo

    Publicado em 15/06/2015

    “QUANDO O SENHOR RESTAUROU A SORTE DE SIÃO, FICAMOS COMO QUEM SONHA...”! (Salmos) – Uma das profissões que mais me encantam, é a de restaurador! Gente que busca objetos destruídos ou seriamente avariados, muitas vezes tidos como perdidos e imprestáveis, e, com paciência, competência, zelo e muito amor, os trazem de volta à condição perdida! Tenho uma amiga que durante alguns anos foi restauradora na ala de Egiptologia do Louvre em Paris! A arte da paciência! O desejo incontrolável de ver o que se deu por acabado, refeito e sendo admirado outra vez! A Bíblia deixa claro que em todo o universo, O Restaurador Supremo é o nosso Deus! A força e o amor do Senhor em restaurar é algo que foge a todas as categorias de compreensão. Gente destruída, esperanças estraçalhadas, amores arruinados, famílias dilaceradas, fé esmagada, saúde irrecuperável segundo os diagnósticos, nomes  arruinados na lama, negócios em fase terminal, Ministérios que vivem da alegria do passado, enfim, RUÍNAS!! A Mão do Senhor trabalha com firme suavidade, refazendo o que era tido como entulho ou cadáver, e, faz com que o segundo estado seja mais lindo do que o primeiro! A glória da segunda casa, maior do que a da primeira! O Segundo vinho, incomparavelmente melhor que o primeiro, deixando todos atônitos! Sião (Israel),gemia cativo em meio à destruição! Todas as certezas e esperanças transformadas em pó! Mas (Ahhhhh), O Restaurador entrou em cena! Ruína transformou-se em matéria prima de vitória! Lamentos cederam lugar à adoração! O Salmo 126, disse que a sensação dos restaurados era a De Quem Está Sonhando! Medo de acordar do belo sonho! Em Maio de 1977, jovem, pisei pela primeira vez o solo da Cidade de Jerusalém! Numa manhã, muito cedo, ao abrir a janela do hotel, vi as velhas e milenares ruas e, usando uma expressão antiga e comum, belisquei-me para ver se era verdade! Mais, diz o Salmo, que vizinhos, amigos, parentes, colegas, amigos, que viram a força da destruição e agora contemplavam a restauração, diziam: “Grandes Coisas Fez O Senhor Por Eles...”! Não havia como esconder ou negar! Resumo: Saiu um funeral, voltou um desfile de alegria! Querido (a), hoje quero encorajar você, a crer na promessa que um dia foi feita por Deus a você. A restauração será maior que a destruição, senão não é restauração. Tem que ser no mínimo igual! Prepare-se, Deus não falha! Será como um sonho! Eu seria um irresponsável se erguesse esse texto sobre a minha palavra! Mas, é sobre a Palavra Dele! “...Nada Conseguimos, Mas, Sobre a Tua Palavra Lançaremos As Redes”! Pronto! Finney, em lágrimas rogou a Deus que parasse! Era tanta alegria que não suportava mais! Seu corpo sucumbia! Descanse, um dia o verbo SOFRER, na sua vida, será conjugado apenas no tempo PASSADO! Avante!

      
  • Ele me Amou e Me Buscou!

    Publicado em 12/06/2015

    “MAS EU DIGO: AMEM OS SEUS INIMIGOS E OREM POR AQUELES QUE OS PERSEGUEM”! (Jesus de Nazaré) – Tenho dito que amar amigo, mãe, pai, irmãos, gente boa, até pai de santo ama! Nada de extraordinário nisto. MAS, O Senhor Jesus Cristo, introduz uma dimensão absolutamente estranha ao gene humano! À natureza humana caída! É a contra-mão do sistema! Mesma equação do perdão! Quanto menos merecer, mais deve ser amado! Porque, Biblicamente falando, amar, é, simplesmente, Querer o Bem do Outro! Por isto, quem ama não mente, não engana, não trai, não fere, não magoa, não mata!! O “absurdo” à mente humana, é o mandamento (não conselho ou opção) para amar o inimigo, os que nos perseguem! Foge a qualquer sentimentalismo tolo e meramente romântico. O discurso é fácil, simples, até mesmo entre os que fazem a Igreja do Senhor Jesus! Mas, é a única e real diferença que pode afetar o mundo! Nada incomoda mais uma pessoa, que ser amada por alguém a quem fez mal. A Bíblia diz que isto é “Colocar Brasas Sobre a Cabeça do Outro”! Um senhor que foi perdoado por alguém a quem muito machucou, feriu, enganou, traiu, e quase destruiu, disse-me: “Preferia mil vezes ter sido agredido com um tapa no rosto. Não consigo dormir em paz”! O Apóstolo Paulo afirmou que era constrangido pelo amor de Cristo! A identidade do Cristão não é justiça, apologética, figurinos ou cardápios! A Identidade do Cristão verdadeiro é O Amor! “Nisto o mundo conhecerá que sois meus discípulos: Quando Vos Amardes de Todo o Vosso Coração”! Seremos reconhecidos quando o amor deixar de ser um lindo sermão e tornar-se um estilo de vida, uma prática, uma rotina! Hoje, em razão do Dia dos Namorados, textos sobre amor multiplicam-se! Somos desafiados a amar verdadeiramente. Como disse-me um dia uma das minhas secretárias: “Minha mãe ensinou-me o que é o verdadeiro amor”! Amor aprende-se! Cultiva-se! É construído! A natureza humana, contaminada pela queda, não gera espontaneamente o verdadeiro amor! Apenas conhece as sombras desta verdade! Um dia, caminhando nas Catacumbas de Roma (Na de Sta. Domitilia) vi uma Cruz tosca pintada na parede de pedras e sobre a mesma a inscrição: “Nela, estão a Altura, Profundidade, Largura e Comprimento do Amor”! Soa como loucura, para quem não nasceu de novo, a ordem para amar os que nos fazem mal, os inimigos! A prática do verdadeiro amor, evitaria muitas dores, angústias, decepções, e, tristemente, mortes! Deus nos ensine a amar como por ELE somos amados! Quando menos mereci, Ele Me Amou e Me Buscou! Aliás, Me Ama e Me Busca! Não Desiste de Mim”!!! Avante!

      
  • Está Difícil, Mas, Canaã Vem Aí!

    Publicado em 11/06/2015

    “DUVIDARAM DE DEUS, DIZENDO: “PODERÁ DEUS PREPARAR UMA MESA NO DESERTO?...CONSEGUIRÁ TAMBÉM DAR-NOS DE COMER? CONSEGUIRÁ DAR-NOS DE COMER”? (Salmos) – A dificuldade era tão grande e o deserto tão imenso, que as perguntas brotaram do coração! A fé cambaleou! Calor, fome, sede, perspectivas nulas, etc. Era o reinado do impossível e a morte da lógica humana! Deste contexto brotou o texto acima! Sendo sinceros, vamos concluir que esta é também a nossa história. Nossa fé é robusta em tempos de prosperidade, vitórias, saúde, etc. Os reveses começam a minar, abalar, gerar dúvidas. Faz parte da nossa humanidade! Cada um de nós, a seu próprio modo, viveu ou vive um deserto pessoal. Viajei por alguns desertos do mundo e sei a pedagogia dos mesmos! Contraste brutal entre  o calor do dia e o frio da noite; paisagem aparentemente monótona; sons peculiares, que jamais seriam ouvidos em outros lugares. O deserto! No entanto, alguns dos maiores milagres da vida são experimentados na geografia do deserto da alma. É aí, na solidão do ermo pessoal, que o maná cai do céu! É aí, no abandono e nas lágrimas, que a Água Brota da Rocha! É aí, no desamparo e no horizonte sem fim, que As Codornizes são Apanhadas com a Mão! Assim como a dor da ostra produz a pérola valiosa, a agonia do deserto gera uma Abraão, um Isaque, um Jacó! O deserto produz um Moisés, um José, etc. Saulo de Tarso, após O Encontro da sua vida, foi levado aos desertos da Arábia e ali, possivelmente, teve a revelação plena do Evangelho! “Porque eu recebi do Senhor, o que também vos entreguei”! Hoje quero encharcar de esperança os que estão vivendo o seu deserto pessoal! Relacionamentos se foram; filhos partiram; amigos fugiram; irmãos na fé, outrora motivadores e companheiros, também se desfizeram em miragens no horizonte do deserto! Querido (a), escute!!! Pelo amor de Deus, escute!! Para um filho (a) de Deus, OS DESERTOS ACABAM EM CANAÃ! TERRA PROMETIDA, ONDE MANA LEITE E MEL! Seu CEP não é o deserto! A doçura da Terra Prometida, fará com que o deserto fique para sempre às suas costas! Será ensinamento para você, filhos, netos e muitos outros! Quando o calor ardente das suas provações arderem e o horizonte da vida só mostrar areia escaldante, feche os olhos e diga em prece sincera: Está Difícil, Mas, Canaã Vem Aí! A brisa da terra prometida soprará sobre você e arejará a mente e o coração! (Há milagres que só acontecem no deserto! Desertos não aparecem em vão na nossa vida. Watchman Nee, um servo de Deus na China, viveu grande parte da vida na prisão, mas, Aquele Deserto, Produziu Pérolas Imortais)! Avante!

      

Sobre o autor


O Diário da Esperança é um devocional que nos traz todos os dias pequenas doses das promessas de Deus para nossa vida.

free vector