O Maná do Senhor

  • O Suprimento que Vem de Deus

    02/02/2017

    Texto Bíblico: Filipenses 4.19:E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades".

    Reflexão: Qual a sua maior necessidade hoje? O que está incomodando sua vida que somente o agir da graça e da misericórdia de Deus pode suprir? Este versículo tem indicações e promessas que precisam ser entendidas para que não tenhamos esperanças vãs e não desfrutemos do suprimento do Senhor para nossa vida. 1. O meu Deus: o Deus do apóstolo Paulo precisa ser o nosso Deus também. O Deus que tudo vê, cuja bondade e misericórdia sempre está disponível para os que n’Ele tem posto as suas esperanças. Se as nossas expectativas não estão no suprimento do Senhor, se a nossa fé não está posta naquele que tudo criou e todas as coisas governa, Ele ainda não pode ser o nosso Deus. 2. Há de suprir em Cristo Jesus: os principais objetivos do ministério de Jesus na terra, foi nos conceder a paz, nos libertar do poder do pecado e nos revelar o Evangelho transformaria a nossa existência. Quando o apóstolo Paulo nos diz que Deus irá suprir em Cristo Jesus, está revelando que seremos envolvidos por sua paz de uma maneira que seríamos libertos de nossas ansiedades. Da mesma forma, que a cobiça dos nossos olhos e os desejos do nosso coração, estariam sob o controle do seu Espírito Santo e viveríamos sob o poder de sua vontade. 3. Cada uma das nossas necessidades: as nossas necessidades e não as nossas vontades. Aquilo que Deus deseja para nossa vida e não o que desejamos. O cumprimento dos pensamentos do Senhor e não o que pensamos ser melhor para nós. Por isso, precisamos que Ele seja o nosso Deus, para que as suas palavras sejam as nossas, os seus desejos estejam em nosso coração, de forma que a nossa vida seja vivida para honra e glória do nome de Jesus.

    Oração: Pai querido, perdoa-nos quando, esquecendo-nos de quem tu és para nós, tentamos agir por nossa própria vontade e desejos. Que o teu Espírito Santo nos ensine a viver e a provar que os teus desejos são melhores que os nossos e os teus caminhos mais altos. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

     

      
  • Não Temamos as Aflições!

    01/02/2017

    Texto Bíblico: João 16.33:Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo".

    Reflexão: Enquanto lemos este devocional, a nossa vida continua a ser vivida em toda a sua expressão de plenitude, sejam elas boas ou ruins. As incertezas que envolvem nossos dias são tão poderosas que, muitas vezes, chegam a nos afligir de uma forma tão forte, que se não estivermos com os nossos olhos fixos no autor e consumador de nossa fé, certamente pereceríamos. Jesus também provou do que vivemos todos os dias, as aflições, os limites humanos num mundo que jaz na malignidade, onde somos afligidos pelo temor e a escuridão dos caminhos que andamos. Por isso, mas que nenhum outro, sabe o que passamos e quando Ele nos diz que tenhamos paz n’Ele, devemos confiar e ter esperanças de que nas aflições do nosso dia a dia, Ele estará conosco. Assim, não há aflições, incertezas, nem desespero, que Jesus não esteja ao nosso lado, nos confortando, concedendo paz e nos libertando de nossas ansiedades, para que o nosso coração e a nossa mente descanse em sua presença. Em todas as situações de nossa vida a sua presença nos acompanha, pois Ele participa conosco, pois a sua promessa é de estar ao nosso lado até o fim dos tempos. Assim, o nosso tempo humano se envolve em sua existência eterna e passamos a viver sob a eternidade de Deus, usufruindo de todas as bênçãos inerentes a esta condição. Embora no mundo, na sua companhia estaremos salvos do mal. Mas mesmo enquanto vivemos com Jesus neste mundo, enfrentaremos com Ele, todos os problemas e aflições e melhor, sendo Ele nosso Deus, não devemos temer, pois Ele tem nos ajudado a vencer qualquer tribulação e sempre estaremos consolados. Por isso, não temamos as aflições, Jesus Cristo está conosco!

    Oração: Amado Jesus que tu estejas perto de nós em todas as aflições que vivemos, para que tenhamos paz em ti. Que o nosso coração e a nossa mente sempre encontre paz em tua presença, de maneira que os nossos sentimentos e pensamentos, não sejam meios de angústia, sofrimento e desesperança. Oramos sempre pelo teu maravilhoso nome. Amém!

      
  • A Parábola do Pai que Perdoa

    31/01/2017

    Texto Bíblico: Lucas 15.20: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou".

    Reflexão: Alguém já disse que a melhor parte da briga é a reconciliação e o melhor momento da saudade é quando nos revemos. Quando Jesus contou a parábola do Filho Prodigo mostra a alegria de um pai que espera seu filho ansiosamente até que ele desponta no horizonte. Naquele dia, toda espera acaba; toda dor se torna alegria; toda saudade se esvai pela visão do rosto familiar e todos os sentimentos que brotavam no coração desde a partida dele, se transformam em apenas um, êxtase pelo reencontro. Não sei se esta parábola não ficaria mais ajustada se tivesse como título a “Parábola do Pai que Perdoa”. Enquanto o escritor bíblico valoriza o arrependimento do filho como o mais importante na parábola, não há como deixar passar a disposição do pai em perdoar e suas inesperadas atitudes, são ilustrações de um amor paternal que Deus demonstra para com os incorrigíveis e obstinados seres humanos, que marcam poderosamente a cena. Quando leio o versículo acima, observo que não há limites para este amor e que por mais difíceis que tenham sido os dias de separação para nós, para o Pai também foram. Ele aguarda ansiosamente o nosso retorno, o nosso despontar no horizonte, para correr ao nosso encontro, nos abraçar, beijar, restaurar a nossa filiação e mais do que isso, renovar conosco a aliança de que jamais nos abandonaria. O Pai espera pelo nosso retorno, pelo nosso reconhecimento de que a vida que levamos longe d’Ele não tem sentido, porque ao seu lado nossos dias serão muito melhores. O nosso Pai deseja se reconciliar conosco, nos abraçar, nos beijar, colocar as sandálias da dignidade em nossos pés e o anel que nos faz novamente seus filhos.

    Oração: Pai o nosso desejo é retornar para tua casa, provar das bênçãos que estão disponíveis para todos os que desejam se tornar seus filhos. Ajuda-nos com nosso arrependimento, envia-nos o teu Espírito Santo para que Ele nos direcione a encontrar o caminho de volta para casa. É o que te pedimos em nome de Jesus, Amém!

      
  • O Senhor Guarda o Nosso Repouso

    23/09/2016

    Texto Bíblico: Salmo 4.1-2: "Responde-me quando clamo, Ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração".

    Reflexão: Quantas pessoas, neste momento, anseiam por uma resposta de oração vinda de Deus para suas angústias? Quantas pessoas estão, neste exato instante, inundando seus travesseiros de lágrimas, clamando ao Senhor para que Ele responda as suas súplicas? Conheço muitos, que diante de suas dores, tristezas, enfermidades, aflições de todos os tipos, gostariam de provar da misericórdia do Senhor e viver um renovo em suas vidas. Estes versículos, talvez estejam transmitindo a sua atual condição de vida. Quem sabe, como o salmista, você esteja clamando ao Senhor Jesus, pedindo que Ele tenha misericórdia e escute a sua oração e promova o alívio do seu sofrimento e retire a angústias que estão vivendo. Para esses momentos, o Senhor tem uma promessa, Ele escolhe o piedoso. Escolhe, chama, justifica, aqueles a quem encontra com um coração disposto a aguardar a resposta do Senhor, aquele que busca o Senhor até encontrar, que meditam na lei do Senhor dia e noite, pois serão estes que o invocarão e o encontrarão. Mesmo que questionem a nossa fé, que perguntem onde está o nosso Deus, nós precisaremos ter certeza de que Ele nunca faltará. Sua promessa será sempre de amparo, sustento e força para todos os momentos, sejam eles bons ou maus. Nos momentos mais difíceis da nossa vida, seremos fortalecidos, pois a alegria do Senhor nos encherá de vigor e fé, concedendo o refrigério que a nossa alma tanto espera. Ao que espera confiante apenas nas coisas que conseguiu juntar por suas próprias forças e capacidade, sempre revelará incertezas e tristezas em seu semblante, pois para o cristão, a verdadeira alegria e confiança vêm da sua comunhão com Ele. Assim, aquele que confia em Deus durante o dia, aguarda pela proteção divina durante a noite e, por isso, não tem o seu sono abalado e verá que sua fé se manterá firme na hora da aflição.

    Oração: Pai querido, que as palavras deste salmo possam construir em nossa vida, a confiança que tanto esperamos. Não há como nos manter firmes, fortes e fiéis se não desfrutarmos da tua misericórdia e bondade. Dá-nos, portanto, do refrigério da tua alegria para que renovemos as nossas forças. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

      

Sobre o autor


O Maná do Senhor é um devocional diário. Assim como no deserto, o maná foi o alimento diário do Senhor para o povo de Israel, o Maná do Senhor tende a ser o nosso alimento diário da Palavra de Deus.

free vector