Brilhar por Jesus

Certamente você já ouviu que para relacionarmos pacificamente com as pessoas, para vivermos bem devemos usar a técnica do ESS, que significa: “engolir sapo sorrindo!. Será que essa é realmente a mais eficiente técnica, a melhor maneira de se viver? Agir com passividade para estar em consonância com os demais não seria agredir, violar, frustrar e não acarretaria na pessoa passiva um comportamento ansioso e irritadiço por contrariar a si mesmo o tempo todo?

Por outro lado existe a pessoa assertiva. A assertividade é a capacidade de o sujeito expressar diretamente suas necessidades, posicionamento, preferências e emoções de modo tranquilo, ainda que seu interlocutor não esteja de acordo com aquilo que é dito. O assertivo tem consciência da orientação de Jesus: “seja o teu falar sim, sim; não, não” (Mat 5:37). Ao contrário do sujeito passivo, o assertivo possui um comportamento equilibrado e não deixa passar a oportunidade de posicionar-se. Ele consegue delegar tarefas, desincumbir-se de algumas atribuições que podem ser executadas por outras pessoas para auxiliar aquele que não está desempenhando bem seu papel.

Mas existe outro tipo de pessoa: a agressiva. No comportamento agressivo o sujeito consegue expressar o que sente, mas, na maioria das vezes, o faz de modo áspero ou irônico, o que frequentemente pode acumular sentimentos de culpa por ter sido indelicado. Uma pessoa agressiva deve desenvolver a sensibilidade de perceber sua falha e reaprender a posicionar-se de modo mais eficaz, menos duro.

Aqui cabe a pergunta: qual é o seu tipo? Que pessoa você é: passiva, assertiva ou agressiva lembrando que o equilíbrio é sempre a melhor maneira de agir. Em que área você reconhece que precisa desenvolver maior habilidade para que as pessoas vejam Cristo em você e você possa brilhar por Jesus?

MC Márcia Garcia

Categorias: Mensagens - Catedral da Trindade, Mensagens - Home
About the Author